Sistema Dyna-Sys introduz 10 velocidades
A Shimano apresentou no primeiro dia do Sea Otter Classic, o maior festival americano de mountain biking, suas novidades para 2011. Como todos já esperavam, a empresa entrou no mundo das 10 marchas, por enquanto com o grupo XT e SLX.
O nome da tecnologia criada pela Shimano para os componentes de 10 marchas é Dyna-Sys, em que os novos componentes são otimizados para funcionarem melhor entre si.
Um detalhe importante, que é difícil notar a primeira vista, está na nova corrente. As laterais externas são assimétricas para rodar mais facilmente entre coroas e pinhões. As laterais externas tem essa diferença para casarem melhor com os pinos e rampas das coroas e pinhões (sistema index da coroa), já que do lado de fora a corrente sobe nas coroas e desce pinhões; e do lado de dentro é o oposto. Entra na família os modelos HG-X (CN-HG94 e HG74).
Os passadores traseiros XT e SLX sofrem alterações no sistema de 10 marchas com o acréscimo de mais uma catraca, mas permanecendo 2-Way Release. Já os dianteiros, não sofrem mudanças.
Uma outra grande diferenças é a catraca de 36 dentes no cassete, que vai ajudar muito nas subidas. Além de incorporar em definitivo a sua participação no mundo das bikes 29.
Para quem pensa que os pedivelas serão com duas coroas, está enganado: Tanto o XT como o SLX, terão três coroas.
Com essas primeiras informações, já surge uma grande expectativa em relação ao XTR 2011, uma vez que o ciclo de quatro anos termina nesta temporada.
É esperar pra ver! Mais detalhes em breve.